A eficiência da forma


Aeroporto do Montijo

Com foco no desenvolvimento económico da região metropolitana de Lisboa, foi projetado um aeroporto capaz de ligar a cidade ao mundo, amplificando, assim, o seu potencial turístico para os próximos 40 anos.

O objetivo do projeto seria dotar a capital de um hub que permitisse desenvolver a atratividade e a capacidade de resposta do país. Assim, o Aeroporto do Montijo foi projetado para 24 movimentos por hora e 4,5 milhões de passageiros/ano, apenas no ano de abertura, podendo ser expandido para mais de 7 milhões de passageiros/ano e, desta forma, complementar a atual oferta na região de Lisboa.

Números chave

Setor

Cidades Sustentáveis Mobilidade

Localização

Portugal

Ano

2017

Estado

Concluído

Passageiros

7M pax/ano iniciais

Passageiros

20 milhões pax/ano expansão

Área bruta do TPAX

95 000 m2

Capacidade da pista

24 ATM/h

Impacto

A Quadrante foi responsável pela Arquitetura e Engenharia do novo Terminal de Passageiros bem como de todas as infraestruturas do lado terra que incluem os parques de estacionamento, kiss and fly e as vias de acesso, que fazem parte deste projeto de construção. O edifício teria uma área coberta de cerca de 90.000m2 e contaria com soluções de elevado desempenho energético, entre elas, sistemas inteligentes de climatização, reutilização de águas, aproveitamento de energias renováveis, jogos de sombreamento e de luz natural que minimizam consumos e aumentam o conforto.