Reforço do Sistema de Transmissão do Chile


Linhas de Transmissão do Projeto Parinas – Likanantai

O projeto das Linhas de Transmissão do projeto Parinas – Likanantai é crucial para fortalecer e modernizar a infraestrutura energética da região de Antofagasta e fortalecer o Sistema Troncal de Transmissão do Chile.

Este projeto não aumenta apenas a capacidade de transmissão de energia, garantindo um fornecimento mais eficiente e fiável, mas também facilita a integração de fontes de energia renovável na rede elétrica.

Este projeto consistiu na construção de uma nova linha de transmissão 2×500 kV, entre a subestação Parinas e a Subestação Likanantai, com capacidade de 1700 MVA. O projeto caracterizou-se por enorme dificuldade técnica, por se tratarem de linhas a construir em zonas de difícil acesso e a altitude entre 2000 e 3400 m.

Números chave

Setor

Energia

Localização

Chile

Ano

2019

Estado

Concluído

Serviços

Engenharia

Linhas de MAT

133 km

Constituídas por 319 apoios

500 kV

Linhas de MAT

40 km

Constituídas por 100 apoios

220 kV

Impacto

Quadrante desenvolveu todos os serviços de engenharia para a fase de concurso, incluindo o projeto eletromecânico e elétrico da linha; o projeto de construção civil da linha (apoios e fundações) e dos acessos necessários à montagem e manutenção dos apoios; os estudos meteorológicos; e estudos de isolamento e pré-viabilidade geotécnica para construção da linha. O processo culminou na preparação do dossier completo de licitação a entregar ao coordenador elétrico nacional do Chile (CEN).