Maior Central Solar em Portugal: Um Marco para a Sustentabilidade e Transição Energética


Central Solar Fotovoltaica de Rio Maior e Torre Bela

A Herdade da Torre Bela, na Azambuja, acolheu a construção da maior central solar fotovoltaica construída em Portugal até à data, com uma potência instalada de 272 MWp e capaz de abastecer 110 mil residências.

O parque solar é composto por duas centrais solares lado a lado: a Central de Torre Bela (68 MWp) e a Central de Rio Maior (204 MWp).

Foram utilizados, no parque solar, módulos bifaciais e estruturas seguidoras para aproveitamento da energia solar na produção de energia elétrica. A construção teve ainda em consideração a preservação da biodiversidade, nomeadamente os mais de 6000 sobreiros – uma espécie protegida e ainda a integração do parque solar com a paisagem natural.

O parque solar será construído em parcelas com uma dimensão média de 20 hectares, separadas por corredores verdes para melhorar as ligações entre quase 200 hectares de zonas de proteção da biodiversidade.

Números chave

Setor

Energia

Localização

Portugal

Ano

2022-2024

Estado

Em curso

Serviços

Engenharia

Área total

865ba

Potência instalada

272 MWp

Módulos fotovoltaicos

468 820

Inversores

1 315

Ligação à rede

400 kV

Estimativa de produção anual

513 GWh/ano

Impacto

A Quadrante foi responsável pelos serviços de engenharia e assistência técnica à construção da Central Solar e da Subestação 400/30kV, num projeto de elevada importância para o cumprimento dos objetivos portugueses referentes à integração de produção de energia a partir de fontes renováveis.