Aeroporto de Faro prepara-se para o futuro


Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Aeroporto de Faro

A Ecoprogresso, em consórcio com a Quadrante, desenvolveu o Estudo de Adaptação às Alterações Climáticas do Aeroporto de Faro para a ANA Aeroportos de Portugal.

O objetivo do projeto é aumentar a resiliência desta infraestrutura aos riscos relacionados com o clima, protegendo e garantindo a continuidade do serviço das operações aeroportuárias.

Para este projeto, a definição do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas começou com a identificação dos riscos e vulnerabilidades a que a infraestrutura aeroportuária está ou poderá vir a estar sujeita, de forma a atingir uma maior resiliência e viabilidade para continuar as operações no setor aeroportuário de forma sustentada e consciente.

Números chave

Localização

Portugal

Adaptações às Alterações Climáticas

27 ações

Consumos de água provenientes de ApR

30%

Pontos de monitorização do nível da água

+5

Impacto

A Ecoprogresso, especialista em Ambiente e Sustentabilidade, foi responsável pela coordenação geral do trabalho, com experiência na execução de Planos de Adaptação às Alterações Climáticas e fortes conhecimentos sobre a operação e atividades em infraestruturas aeroportuárias. Já a Quadrante, com forte know-how em Engenharia combinada com Ambiente, garantirá a criação de medidas e do respetivo plano de implementação de uma forma mais adequada à realidade.

  • "A Quadrante demonstrou um elevado nível de profissionalismo e dedicação ao longo do projeto. A sua abordagem inovadora e colaborativa permitiu-nos desenvolver um plano de adaptação às alterações climáticas que protege o futuro do Aeroporto de Faro."

    Andreia Ramos

    Diretora de Sustentabilidade e Ambiente- ANA Aeroportos