Estratégia para um Futuro Sustentável e Circular


REN – economia circular e uso eficiente de recursos

O projeto de apoio à elaboração da Estratégia para o Uso Eficiente de Recursos e Economia Circular da REN é uma iniciativa fundamental para promover a sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos na empresa.

Esta estratégia visa repensar os processos e práticas da REN, com o objetivo de minimizar o desperdício, reduzir a pegada ambiental e promover a circularidade dos recursos.

O projeto teve como principal objetivo caracterizar e avaliar os fluxos materiais e ativos no âmbito da REN, incluindo a produção de resíduos, e calcular o índice de circularidade de toda a empresa.

Com base na avaliação de utilização dos recursos nas suas diversas atividades e na auscultação das equipas internas, foram identificados os principais vetores de atuação para definir a estratégia integrada de economia circular e utilização eficiente dos recursos.

Números chave

Localização

Lisboa

Ano

2022-2024

Estado

Concluído

Toneladas de materiais em ativos fixos

1,9 milhões

Medidas de promoção de circularidade

15

Impacto

Dada a relevância da cadeia de valor na descarbonização da REN, foi desenvolvido um projeto piloto junto dos fornecedores, que procurou avaliar o nível de maturidade das práticas ambientais e circulares adotadas tanto a nível organizacional como dos produtos comercializados. O projeto incluiu ainda a capacitação das equipas internas através de ações de formação sobre circularidade e uso eficiente de recursos.

  • "Um processo participativo que parte da REN e que acaba por alavancar uma economia mais sustentável. Vamos ter uma empresa cada vez mais circular, posicionando a REN como empresa de referência nestas mesmas áreas."

    Pedro Ávila

    Diretor Sustentabilidade Operacional - REN