Sustentabilidade em curso


Bacia Hidrográfica do Rio Cuanza

Com o propósito de aproveitar as condições privilegiadas do rio Cuanza e melhorar a gestão eficiente dos recursos hídricos em Angola, iniciou-se o Plano Geral de Desenvolvimento e Utilização dos Recursos Hídricos (PGDURH).

Este plano abrange uma área de 151.000 km² e visa garantir o abastecimento de água a toda a população, prevenir e mitigar os efeitos das cheias, secas e poluição, assegurar a disponibilidade de água para diversos setores socioeconómicos, recuperar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, evitando a sua degradação.

O rio Cuanza, com seus imponentes 960 km, é o maior rio totalmente situado em território angolano e possui a bacia com o maior potencial hidrelétrico do país, estimado em 7.000 MW, dos quais apenas 610 MW estão atualmente instalados. Este cenário expõe todo o potencial de desenvolvimento sustentável e de exploração consciente dos recursos naturais.

Números chave

Comprimento da linha de água

960 km

Área de estudo

151 000 km2

População abrangida

10.4 milhões de habitantes

Impacto

Neste projeto, a Quadrante foi responsável por conduzir a cartografia de base, estudos hidrológicos e hidrogeológicos, abastecimento de água e saneamento, aproveitamentos hidrelétricos, agricultura e irrigação, qualidade da água, ecossistemas terrestres e aquáticos, meio ambiente, extração de inertes, ordenamento do território, economia da água, aspectos legais e institucionais, participação comunitária e sistemas de informação geográfica.