Ventos de Mudança: A Construir um Futuro Sustentável


Projetos Eólicos de Zonda e Carlinga

Os Parques Eólicos de Zonda e Carlinga – a construir no concelho de Penafiel, são dos primeiros projetos onshore em desenvolvimento em Portugal que incorporam aerogeradores de nova geração, com aproximadamente 6 MW.

Estes parques eólicos representam um passo significativo para um futuro mais sustentável e com maior independência energética, uma vez que utiliza o vento para produção de energia e redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Neste projeto, a Quadrante assumiu a responsabilidade do estudo de impacto ambiental (P.E. Zonda) e dos projetos de engenharia dos parques eólicos e subestações (P.E. Zonda e P.E: Carlinga), incluindo as várias disciplinas envolvidas. Estas incluem projeto elétrico e eletromecânico de média e alta tensão, projeto de Infraestruturas de terraplanagens, drenagens, acessos e plataformas, geotecnia, segurança, arquitetura, e estabilidade, entre outras.

Números chave

Setor

Energia

Localização

Portugal

Ano

2020-2022

Estado

Concluído

Serviços

Engenharia

Aerogeradores

19

Potência instalada

103 MW

Caminhos de acessos

20 km

Plataformas para aerogeradores e subestações

22

Subestações elétricas

3

Impacto

Estes parques estão localizados em áreas complexas, com terrenos muito acidentados, aglomerados rochosos relevantes, proximidade de registos arqueológicos e com muitas condicionantes ambientais. Estas dificuldades exigiram que a Quadrante desenvolvesse diferentes implantações e estudos económicos para avaliação do custo de construção e da potência instalada/produzida em cada parque eólico.